domingo, 17 de julho de 2011

Introdução

Com este trabalho pretendo cumprir todos os objectivos apresentados pela professora. No fim deste trabalho pretendo adquirir conhecimentos sobre compressores, com dados retirados somente da internet.

sexta-feira, 15 de julho de 2011


Ficheiro:Axial compressor.gif
O compressor de palhetas possui um rotor ou tambor central que gira excentricamente em relação à carcaça. Esse tambor possui rasgos radiais que se prolongam por todo o seu comprimento e nos quais são inseridas palhetas rectangulares.O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa os espaços definidos entre as palhetas. A variação do volume contido entre duas palhetas vizinhas, desde o fim da admissão até o início da descarga, define, em função da natureza do gás e das trocas térmicas, uma relação de compressão interna fixa para a máquina. Assim, a pressão do gás no momento em que é aberta a comunicação com a descarga poderá ser diferente da pressão  dessa mesma região. 

Compressor Rotativo


Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condição de engrenagem. A conexão do compressor com o sistema faz-se através das aberturas de sucção e descarga, diametralmente opostas: O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que há o engrenagem de um determinado filete, o gás nele contido fica encerrado entre o rotor e as paredes da carcaça. A rotação faz então com que o ponto de engrenagem vai se deslocando para a frente, reduzindo o espaço disponível para o gás e provocando a sua compressão. 

Compressor Scroll


Como podemos observar no video acima apresentado, este tipo de compressor é caracterizado pelo seguinte:
Scroll  em inglês significa caracol. O movimento de compressão do fluido refrigerante no compressor tipo  scroll utiliza duas peças em formato de caracol, uma fixa e outra rotativa. Conforme o caracol rotativo gira dentro do caracol fixo, ele abre espaços que são preenchidos pelo gás de sucção e fecha outros espaços onde ao mesmo tempo ocorre a compressão.

Conclusão

Com este trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Termodinâmica, consegui adquirir conhecimentos necessários e mais aprofundados sobre a matéria abordada, compressores, realizei este trabalho com dados retirados somente da internet.

Bibliografia

http://www.youtube.com/